Bengala Ortopédica: O guia que procurava 🦯
Bengalas para Caminhar - Segurança e Conforto ao Andar
A mobilidade é algo de importância vital para qualquer pessoa. Muitas vezes, quando chegamos à idade adulta, acabamos pode sofrer algum tipo de acidente e a nossa mobilidade acaba por ficar enfraquecida, diminuindo assim a nossa autonomia. Contudo, o mais importante de toda esta situação é que temos sempre alternativas para minimizar estas limitações e poder alcançar a nossa liberdade de movimento para poder dar os nossos passos com segurança, conforto e bem-estar.
Existem diferentes suportes técnicos que nos proporcionam apoio na hora de caminhar, tais como as bengalas ortopédicas, as muletas e os andarilhos. Neste artigo, do nosso Blog Ortoprime, iremos focar-nos em dar-lhe toda a informação relacionada com as bengalas de apoio, tais como:
- Explicar o que é uma bengala de mobilidade e técnicas para usar corretamente a sua bengala;
- Técnicas para Usar Corretamente a Sua Bengala;
- Benefícios das Bengalas;
- Tipos de Bengalas de Autonomia;
- Como escolher a sua bengala;
- Acessórios essenciais para a sua bengala.
Que é uma Bengala de Mobilidade?
As bengalas de auto-suficiência são auxiliares técnicos que consistem numa espécie de vara, feita geralmente de madeira ou outros materiais. As bengalas são transportadas na mão e transmitem o peso ao solo através de um eixo.
São especialmente fabricadas para facilitar a marcha e diminuir o cansaço ou carga ao caminhar sobre as extremidades inferiores, aumentando a estabilidade.
Geralmente, são compostas por três partes:
- Empunhadura da bengala: são fabricadas em materiais muito resistentes e diversos, como o bambu, madeira, metraquilato, marfim e níquel, entre outros. As suas formas podem ser esféricas, em L, curvas ou em T.
- Estrutura da bengala: é a parte mais importante da bengala, dado que resiste ao peso do utilizador e pode ser de madeira, bambu e alumínio, podendo ser ainda dobrável e extensível.
- Pontas: é a peça que proporciona um suporte e proteção à ponta da bengala. Devem ser de materiais com um alto coeficiente de fricção para incrementar a fixação ao solo, como borracha ou alternativas a esta.
Técnicas para Usar Corretamente a sua Bengala de Adultos
Quando utilizamos uma bengala por qualquer circunstância pela primeira vez, vêm à nossa mente muitas dúvidas. É por isso que, na OrtoPrime, queremos dar-lhe uma série de dicas como resposta às perguntas mais colocadas pelos nossos clientes. Deste modo, vai sentir-se mais confortável e seguro no momento de usar a sua bengala ortopédica.
- Certifique-se de que a bengala é compatível com a sua estatura.
- Escolha uma bengala com uma empunhadura confortável - isto irá depender de cada utilizador.
- Certifique-se de que os quatro pontos ou o apoio da bengala estão no solo antes de colocar o seu peso neles.
- Deve levar a bengala na mão da extremidade saudável.
- Ao caminhar, deve olhar para cima e não para os seus pés.
- É recomendável utilizar calçado antideslizante, sem tacão.
- Manter uma postura erguida é o correto - não se incline para a frente.
- Tenha especial cuidado com os obstáculos que podem aparecer ao estar em casa ou ao sair à rua, por exemplo: tapetes, arames, rochas, desníveis, animais de estimação e crianças pequenas que o podem fazer tropeçar.
- Deve manter o bom estado das pontas para evitar escorregões.
- Evite superfícies escorregadias, como pisos molhados.
- Utilize sempre a sua perna saudável para dar o primeiro passo, mudar de direção ou subir escadas. Lembre-se da frase "Subir com a perna boa e descer com a perna má".
- Procure sempre sentar-se numa cadeira com apoios de braços, de modo a facilitar as tarefas de incorporação.
- Ainda que já se considere um especialista em bengalas, deve caminhar lentamente para evitar riscos desnecessários.
Benefícios das Bengalas - Muletas:
- Melhoram o equilíbrio e a estabilidade, diminuindo o risco de quedas.
- Proporciona-lhe autonomia e liberdade ao andar.
- Permite-lhe descarregar o peso das extremidades inferiores.
- Permite que alcance uma recuperação 100% eficiente das lesões nas pernas, joelhos, tornozelos e pés.
- Duradouras, graças aos seus materiais resistentes.
- São um aliado perfeito para as pessoas com mobilidade reduzida.
- Proporcionam uma melhoria no estado emocional do utilizador.
Tipos de Bengalas de Autonomia
Bengala com Assento Dobrável | De Passeio
Bengala Dobrável com Assento: as bengalas com assento são, geralmente, fabricadas em alumínio ou aço. Facilitam a marcha, aumentam a estabilidade e diminuem o cansaço. Contam com um sistema de dobragem simples e rápido. Além disso, incorporam um assento confortável em PVC antideslizante para se sentar quando se sentir agitado e/ou cansado.
Bengala Clássica de Madeira de Faia em T
Bengala em Faia Talhada Castanho
Bengala em Madeira de Faia: o seu material principal é resistente e, por sua vez, leve para facilitar o deslocamento sobre qualquer superfície. No mercado, existem uma ampla variedade de empunhaduras e modelos.
Bengala com Empunhadura Derby Niquelada
Bengala de Níquel: a bengala duradoura conta com um ponto de apoio, sendo que o seu material é compacto e forte para resistir facilmente ao Uso Diário. No mercado, existe uma diversidade de empunhaduras, desde as mais clássicas às mais versáteis.
Bengala com Empunhadura Curva de Níquel
Bengala Curva: fabricadas geralmente em bambú, cana ou espiga. A sua maior particularidade é a sua empunhadura curva que, além de proporcionar um suporte mais amplo, é fácil de levar confortavelmente no braço.
Como Escolher a sua Bengala de Caminhar?
Agora que já adquiriu todos os conhecimentos acerca das bengalas ortopédicas, este guia prático inclui um bónus para si - aprender a escolher a bengala perfeita para si.
Seguidamente, damos-lhe uma série de recomendações que deve ter em conta na hora de escolher a sua bengala de apoio:
- Altura: a altura é um dos factores mais importantes a ter em conta. Para ter a altura certa, deve colocar-se de pé com as costas e as pernas retas, colocar os seus braços junto ao corpo e colocar a bengala de pé ao seu lado. Certifique-se de que o cabo da bengala está à mesma altura que o seu pulso, de modo a alcançar a altura certa ao usar a bengala (uma vez que o braço não será completamente direito mas sim ligeiramente dobrado, o que o ajudará em termos de mobilidade - tornando-o mais confortável ao andar). Também pode escolher uma bengala extensível que se adapte facilmente à sua altura.
- Empunhadura: não existe uma fórmula exata para descobrir a empunhadura correta para si. A nossa recomendação é para ter em conta o conforto que a mesma proporciona, fixando-a durante algum tempo nas suas mãos e, assim, encontrará a mais adequada aos seus gostos e necessidades. Seguidamente, mostramos-lhe as empunhaduras mais comuns do mercado
- Empunhadura Curva: também conhecida como pega tradicional, é ideal para pessoas que necessitam de um suporte leve a médio. Geralmente, são fabricadas em madeira ou metal.
- Empunhadura en Forma de T: modelo clássico, com um design que apresenta uma parte mais larga (dianteira), onde poderá descansar a sua mão, e uma parte mais curta (traseira) para proporcionar um excelente suporte.
- Empunhadura Derby: apresenta uma funcionalidade dupla, já que proporciona um suporte confortável na hora de andar e, além disso, permite-lhe pousar o braço graças ao design em forma de garfo. É ideal para ambientes de exterior.
- Peso: No momento de escolher a bengala, deve ter em conta o seu peso e o peso máximo suportado pela bengala de mobilidade, para evitar que sofra deformações ou rupturas.
Acessórios Essenciais para a Sua Bengala:
Para se sentir mais confortável e seguro no momento de se apoiar sobre a sua bengala, é ideal contar com uma série de acessórios. Seguidamente, indicamos quais são os acessórios mais indispensáveis com os quais deve contar:
Suportes para Bengalas e Muletas em Forma de Taco
Pontas de Borracha - 2 Unidades
Pontas Antideslizantes: são um ponto-chave na bengala, uma vez que é o que une a mesma ao chão. Evite escorregões e acidentes, uma vez que são fabricadas em materiais antideslizantes. Podem ser em forma de taco ou de pontas simples. A diferença entre estas duas pontas antideslizantes, é que as últimas são um pouco mais largas.
Cordão para Segurar a Bengala: concebido em material elástico e ajustável à maior parte das bengalas que se encontram no mercado. A sua cor preta converte-a numa peça perfeitamente combinável. Apresenta uma função dupla, uma vez que lhe permite pendurar a sua bengala na porta ou, então, na cama para a ter sempre à mão.
Almofada Acolchoada para Bengala
Almofada Acolchoada: fabricada em neoprene que se caracteriza pela sua flexibilidade, garantindo um amplo alcance de movimento. Além disso, proporciona uma boa aderência e protege as mãos, facilitando o ato de agarrar na bengala.
Onde Comprar as suas Bengalas de Mobilidade?
Na OrtoPrime, iremos ajudá-lo e aconselhá-lo a superar cada obstáculo encontrando o produto que melhor se adapta às suas necessidades. Somos uma empresa espanhola com grande experiência no âmbito ortopédico e auxiliares técnicos para pessoas com incapacidades, necessidades especiais ou idade avançada.
A partir da nossa ortopedia online, garantimos uma dedicação máxima orientada a oferecer o melhor serviço. Desta maneira, procuramos encontrar a solução mais adequada para si.
Visite a nossa página https://ortoprime.pt/ para descobrir todos os produtos que colocamos à sua disposição na área de Saúde e Ortopedia para facilitar a sua Vida Diária. Contacte-nos e iremos solucionar as suas dúvidas.
Conheça a nossa Comunidade:
- Facebook: @ortoprime.pt
- Instagram: ortoprime.pt
- YouTube: OrtoPrime
Contactos Profissionais:
- Correio Eletrónico: info@ortoprime.pt
- Telefone: 300 505 917