Ir para o conteúdo
Ofertas de Primavera | Envios Expresso 24-48 Horas!
Ofertas de Primavera | Envios Expresso 24-48H
Cuidadores de Pessoas Incapacitadas? Estamos ao Vosso Lado 👩🏻‍⚕️

Cuidadores de Pessoas Incapacitadas? Estamos ao Vosso Lado 👩🏻‍⚕️

Como abordar os cuidados de uma pessoa com necessidades especiais?

A chave no tratamento e cuidado de pessoas com necessidades especiais (sejam pessoas com problemas de mobilidade, a passar por pós-operatórios, velhice ou qualquer outra situação) é compreender que o paciente sofre e que nos devemos dirigir a ele com amor, paciência e dedicação em cada um dos seus cuidados específicos, uma vez que isto ajudará enormemente na sua recuperação efetiva. Entendemos que na prática, e durante o dia-a-dia, não parece ser assim tão simples e é por isso que na OrtoPrime lhe proporcionamos a ajuda, os conhecimentos e os equipamentos necessários para que obtenha as técnicas tanto físicas como mentais para se tornar o cuidador que os seus entes queridos e as pessoas à sua responsabilidade merecem.

Geralmente, nunca sabemos quando poderá ser necessário realizar cuidados parciais ou completos a um familiar ou paciente. Logo, geralmente, não possuímos a experiência necessária e torna-se ainda mais difícil de nos deixarmos abalar por situações que exigem muito tempo e dedicação. Por isso, é necessário conhecer e aplicar uma série de técnicas para prevenir e solucionar cada situação.

Devemos atribuir especial atenção ao cuidado da saúde do paciente e, ainda, ao cuidado da nossa própria saúde, de modo a evitar o desenvolvimento a longo prazo de problemas psicológicos, psicossomáticos ou a síndrome do cuidador queimado: falta de sono, cansaço acumulado, elevação dos níveis de stress ou preocupação excessiva.

Apresentamos-lhe 10 conselhos essenciais para o cuidado de pessoas dependentes:

  1. Partilhar as tarefas diárias: deve reconhecer que, em certas ocasiões, precisa de ajuda. Deve admitir isto sem medo nem sentimentos de culpa, devemos deixar de lado os pensamentos que nos dizem que isto é um sinal de debilidade. Se tentamos fazer tudo sozinhos, iremos sentir-nos sobrecarregados, logo, a melhor coisa que podemos fazer é partilhar e fazer turnos de cuidados.
  2. Colocar limites à pessoa dependente: há que aprender a dizer "não" em situações de exigências excessivas pelo paciente. Desse modo, também irá encorajar a autonomia da pessoa dependente.
  3. Aceitar e valorizar a ajuda recebida: é importante ser flexível na hora de receber ajuda.

4. Se não tiver a quem pedir ajuda, seja a familiares ou amigos, procure informação sobre cuidados domiciliários, onde poderá obter serviços de cuidador interno ou externo no horário que quiser e de acordo com as suas necessidades.

5. Cuide de si, não se deixe chegar ao limite: deve fazer tudo o que está ao seu alcance para descasar o suficiente, cuidar da sua alimentação e fazer exercício. Além disso, não se esqueça de cuidar do seu bem-estar emocional sem renunciar aos seus interesses pessoais. Não tenha receio de recorrer a um profissional: psicólogo, psiquiatra ou grupos de autoajuda.

6. Não se esqueça da sua família: muitas vezes sentimos que o nosso compromisso e responsabilidade são tão grandes, que colocamos tudo o resto de lado. Dedique tempo a si e ao resto dos seus familiares.

7. Aprenda técnicas de relaxamento como o ioga, a meditação ou o mindfulness. A prática diária destas técnicas gera efeitos muito positivos no seu estado de espírito e permitir-lhe-á lidar melhor com o stress.

8. Estabeleça objetivos reais a curto prazo: com objetivos reais referimo-nos a que sejam realizáveis. Portanto, recomendamos que planifique e organize as atividades diárias e semanais, estabelecendo sempre uma lista do que é mais importante. Uma melhor gestão do seu tempo dar-lhe-á um maior controlo sobre qualquer situação.

9. Mantenha-se auto-motivado a longo prazo: é por isso que é importante dedicar tempo a si mesmo. Recomendamos-lhe o exercício diário, sair para passear, cuidados pessoais, ir ao cinema, a leitura, etc. Recomendamos que respeite sempre o seu tempo de ócio e de cuidado próprio. Deste modo, terá momentos de dispersão para renovar forças e energias.

10. Mantenha uma atitude positiva: dê sempre o seu melhor, com a melhor disposição, paciência e amor.

Quer receber mais Ajudas e Conselhos?

Visite a nossa página web https://ortoprime.pt/ para descobrir todos os produtos que colocamos à sua disposição na área da Saúde e Ortopedia, de modo a facilitar a sua Vida Diária.

Na OrtoPrime, encontrará um amplo inventário de produtos ortopédicos, tais como: auxiliares de banho, anti-escaras, materiais para profissionais de saúde, casa e descanso, reabilitação desportiva e tensiómetros que lhe facilitarão as tarefas de Cuidado Diário. Contacte-nos e responderemos a todas as suas dúvidas.

Conheça a nossa Comunidade:

Contactos Profissionais:

    productos de ortopedias

    Artigo seguinte Guia Completo para um WC Corretamente Adaptado 🚽🚿