Ir para o conteúdo
Ofertas de Primavera | Envios Expresso 24-48 Horas!
Ofertas de Primavera | Envios Expresso 24-48H
Línea Antiescaras OrtoPrime productos Ortopedia

Guia Prático para a Seleção Correta da sua Almofada Anti-Escaras🦽

Almofada Anti-Escaras: Como escolher o modelo perfeito?

Tendo como base a nossa ampla experiência como Equipa de Aconselhamento Profissional da OrtoPrime, podemos comprovar que existe um modelo de almofada para escaras ideal para cada pessoa, tendo em conta as condições de mobilidade, peso e se já tem ou não escaras e/ou Úlceras de Pressão (UPP) em alguma zona do seu corpo. Com este guia prático, iremos ensinar-lhe tudo o que precisa de saber sobre as escaras:
  • Que são as escaras? Porque aparecem?
  • Conselhos para prevenir a aparição de Úlceras de Pressão
  • Que se deve ter em conta na hora de escolher o auxiliar adequado?
  • Tipo de almofadas para a prevenção ou tratamento de Escaras
  • Onde comprar almofadas anti-escaras

Que é uma Escara ou Úlcera de Pressão?

Uma escara é uma lesão que alcança uma certa profundidade na pele, que é provocada por uma excessiva e prolongada compressão dos tecidos. A principal causa para esse efeito é a pressão sobre a mesma parte do corpo durante um longo período de tempo. Geralmente, aparecem quando não pode mudar de posição devido a uma doença ou lesão, idade avançada, excesso de peso ou paralisia. Costuma localizar-se no fundo das costas, mais especificamente no cóccix, sacro ou ísquio, ainda que também possa aparecer noutras zonas como os calcanhares, a nuca, a zona occipital da cabeça e nos ombros.

Porque aparecem?

A compressão entre o seu corpo e o plano de apoio durante períodos de tempo muito compridos é uma consequência da elevada pressão dos ossos sobre a derme, que comprime os vasos sanguíneos, chegando mesmo a reduzir e impossibilitar o fluxo dos tecidos. Isto gera o início da chamada escara ou úlcera de pressão, sendo por isso que os especialistas em saúde recomendam a utilização de almofadas e colchões anti-escaras para prevenir a sua aparição. Além disso, também podem ser utilizados como um tratamento terapêutico, uma vez que diminuem notavelmente a pressão nas zonas mais problemáticas.

Graus de Escaras

As escaras classificam-se por graus, dependendo da profundidade da ferida na pele, que pode ir desde uma pequena mancha de cor vermelha, passando pelo endurecimento da pele, até uma ferida, que pode ser superficial ou chegar a alcançar o músculo e, até mesmo, o osso em casos mais graves. As suas categorias vão desde I a IV. Seguidamente, incluímos uma breve descrição delas e um pequeno esquema das diferentes zonas e camadas da pele.

A zona que costuma ser mais afetada pelas escaras são os glúteos (sacro, ísquio e cóccix), na qual se costuma concentrar 50% das úlceras de pressão, a segunda zona são os calcanhares (35%), a terceira zona é a nuca e a área occipital da cabeça (10%) e a quarta zona são os ombros (5%). Tendo isto em conta, é fundamental a utilização de auxiliares, principalmente de almofadas, colchões e calcanheiras que previnam, na medida do possível, a aparição de escaras.

Tendo em conta que a zona dos glúteos é uma das mais propensas em que se geram este tipo de lesões, recomendamos sempre a utilização de uma almofada anti-escaras para pessoas que se encontrem em cadeiras de rodas ou passem a maior parte do dia sentados, que é o caso dos idosos.

A seguir, mostramos uma imagem que ilustra as zonas e camadas da pele:

Conselhos para Prevenir e Tratar as Escaras

As escaras são bastante complicadas de tratar, uma vez que requerem que a zona afetada se mantenha livre de pressão durante o máximo de tempo possível, o que é bastante complicado já que, geralmente, se geram porque a pessoa não se pode mover demasiado ou manter posturas concretas. Por este motivo, a prevenção é sempre a melhor solução.

No caso de a pessoa permanecer sentada ou acamada durante muito tempo, estes são alguns conselhos básicos que recomendamos seguir:

  1. Mudar de posição: o movimento do corpo em intervalos regulares de tempo é uma das melhores maneiras de prevenir a aparição das úlceras e libertar a pressão sobre as mesmas. Se a pessoa se encontra acamada, o ideal é realizar uma mudança de postura a cada duas ou tês horas. Para realizar estas mudanças posturais, existem auxiliares e posicionadores muito práticos que permitem mudar a postura, oferecendo conforto ao utilizador em todos os momentos.
  2. Adotar uma dieta equilibrada com abundância de líquidos e proteínas.
  3. Verificar, limpar e hidratar a pele diariamente.
  4. Manter a sua pele seca, trocando lençóis e fronhas sempre que estejam húmidas.
  5. Utilizar almofadas anti-escaras e colchões anti-escaras especialmente concebidos para prevenir e tratar a aparição de escuras.

Almofadas Anti-escaras - Que se deve ter em conta na hora de as escolher?

A seguir, mostramos-lhe quais são as principais variáveis que deve ter em conta na hora de escolher a almofada anti-escaras que se adapta às suas necessidades. A principal função deste tipo de auxiliares é reduzir a pressão nas zonas que utilizamos como apoio, de modo a melhorar a circulação e o fluxo sanguíneo do nosso corpo para evitar a aparição de escaras e/ou úlceras de pressão.

Tipos de variáveis que devemos conhecer para fazer a melhor escolha:

  • Materiais das almofadas anti-escaras para cóccix: Estas almofadas são fabricadas numa diversidade de materiais que se caraterizam pela sua suavidade e flexibilidade. Entre eles, encontramos a espuma viscoelástica, gel líquido, poliuretano, látex, algodão, células de ar e lã de merino australiano. Cada um deles possui caraterísticas ideais para um determinado utilizador, dependendo do seu peso, se tem escaras ou não e do seu grau de mobilidade.

  • Forma das almofadas anti-escaras: As almofadas anti-escaras possuem uma diversidade de formas especialmente concebidas para cada parte do corpo, sendo que a escolha irá depender do nível de risco e da zona afetada ou, então, da que mais precisa de proteção.
  • Peso: Para selecionar a almofada anti-escaras que melhor se adequa às suas necessidades, deve ter em consideração o seu peso para que a sua escolha lhe proporcione estabilidade e conforto. Por isso, contamos com uma diversidade de densidades para as adaptar perfeitamente ao peso da pessoa que necessita.
  • Localização: Depende da zona em que tenha maior risco de sofrer de escaras e/ou úlceras de pressão. Se já as tem, deverá escolher uma almofada anti-escaras para a zona lombar, cóccix, pernas, cabeça ou qualquer outra zona que necessite.
  • Risco: Depende do tempo que vá permanecer na cama ou sentado, sendo que é daí que radica o risco de sofrer escaras. Elas classificam-se em três níveis: baixo, médio ou alto.

Tipos de Almofadas Anti-escaras

Almofadas de Prevenção para Úlceras de Pressão

As almofadas de prevenção anti-escaras são os artigos mais básicos para prevenir as escaras ou úlceras de pressão. Podem ser concebidas com pêlo de carneiro ou poliuretano. São fabricadas com fibra de silicone e apresentam na sua parte exterior as seguintes propriedades: antimicrobianas, respiráveis, impermeáveis, bi-elásticas e anti-chamas. Além disso, as almofadas anti-escaras de pêlo de carneiro suave permitem a circulação constante do ar e evitam a acumulação de maus odores, favorecendo a evaporação da humidade. Adaptam-se perfeitamente a todo o tipo de cadeiras, cadeirões e cadeiras de rodas.

É uma boa escolha para aquelas pessoas que, por razões de saúde física ou mental, comecem a permanecer muito tempo sentadas durante o dia, mas que apresentem um baixo risco de sofrer de escaras, já que mantêm uma certa mobilidade.

Estes são alguns dos modelos indicados:

Almofada Anti-escaras de Pêlo de Carneiro

Almofada Anti-escaras de Poliuretano Suave

Almofada Anti-Escaras Viscoelástica

As almofadas viscoelásticas apresentam um design que se baseia no princípio da suspensão. O material viscoelástico gera uma massagem viscodinâmica, proporcionando assim uma correta distribuição da pressão e um maior conforto.

As capas para este tipo de almofadas anti-escaras são feitas, geralmente, de um material que para além de possuir propriedades anti-chamas, repele os líquidos, sendo aconselháveis para aquelas pessoas que sofrem de incontinência.

É uma boa escolha para aquelas pessoas que já permanecem bastante tempo sentadas durante o dia e, portanto, para utilizadores que apresentam um risco médio de sofrer de escaras ou, então, que já sofrem:

Almofada Anti-escaras Viscoelástica 50kg/m3 OrtoPrime

 Almofada Antie-escaras Viscoelástica 80kg/m3 OrtoPrime

Almofada Anti-Escaras com Espuma de Memória

Almofadas Anti-escaras de Flutuação Líquida

Este tipo de almofadas são concebidas segundo o princípio da flutuação: quando um corpo é imerso de modo total ou parcial num líquido, uma certa porção desse líquido é deslocada graças à atuação da dita flutuação líquida. A pressão é distribuída de forma homogénea por toda a superfície de contacto. 

A estrutura interna das Almofadas Anti-escaras de Flutuação Líquida baseia-se em células que permitem a passagem da pressão de umas para as outras, permitindo a estabilidade do líquido interno, assegurando sempre que cumpre a sua função para a prevenção de úlceras. A capa pode ser feita de diversos materiais e com vários acabamentos para se adaptar às diferentes necessidades e gostos dos utilizadores.

É a melhor escolha para aquelas pessoas que já permanecem muito tempo sentadas durante o dia e, portanto, para utilizadores que apresentam um risco elevado de sofrer escaras ou, então, que já sofrem:

Almofada Anti-Escaras de Flutuação Líquida em Ferradura

Almofada Anti-escaras Quadrada de Gel Líquido

Almofada Anti-Escaras de Células de Ar

As Almofadas Anti-escaras de Ar, ou Almofadas de Células de Ar, estão divididas em várias células de ar e são adequadas para aquelas pessoas que estão todo o dia sentadas e apresentam um elevado risco de sofrer úlceras de pressão.

São um dos modelos mais completos já que a sua estrutura e materiais garantem um maior conforto e previnem de forma mais completa a aparição de escaras. Este tipo de almofada é recomendado para pessoas com lesões medulares e que sofrem de escaras ou, então, apresentam um grande risco de vir a sofrer. São formadas por células que atuam sempre de maneira independente. Dispõem de uma capa anti-chamas e impermeável.

É a melhor escolha para aquelas pessoas que permanecem sentadas ou deitadas durante o dia inteiro e, portanto, para utilizadores que apresentam um risco muito alto de sofrer de escaras ou, então, que já sofrem:

Almofada Anti-escaras de Ar + Kit de Reparação e Bomba

Melhor Almofada Anti-Escaras - Onde a comprar?

Na OrtoPrime, aconselhamos e ajudamo-lo a ultrapassar cada obstáculo ao encontrar os produtos que melhor se adaptam às suas necessidades. Somos uma empresa espanhola com grande experiência no âmbito ortopédico e em auxiliares técnicos para pessoas com incapacidades, necessidades especiais e idosos.

Através da nossa ortopedia online, garantimos uma dedicação máxima orientada a oferecer o melhor serviço. Desta maneira, procuramos encontrar a solução mais adequada para si. Por isso, se tiver alguma dúvida não hesite em contactar-nos! Iremos aconselhá-lo sobre a melhor opção em função do peso, período de tempo que passa sentado, grau de risco de aparição de escaras ou do tratamento que precisa para curar as mesmas...

A OrtoPrime oferece os melhores conselhos e auxiliares para avaliar cada caso e, assim, selecionar a melhor almofada anti-escaras, entre outros produtos da gama anti-escaras, para si ou para os seus entes queridos e pessoas com necessidades.

Se deseja manter-se a par das nossas novidades, promoções e conselhos, siga-nos em:

Para contactar os nossos profissionais, envie-nos uma mensagem por e-mail, ou whatsapp, sendo que também nos pode telefonar:

Visite a nossa página https://ortoprime.pt/ para descobrir todos os produtos que temos à sua disposição na área da Saúde e Ortopedia para facilitar a sua Vida Diária. Contacte-nos e iremos responder às suas dúvidas.

productos de ortopedias

Artigo anterior Benefícios de Alteadores e Adaptadores para o WC 🏅